QUE 2011 SEJA ABENÇOADO COMO 2010!




Lindos e Fofos Cartões
www.cartooes.com


sábado, 21 de agosto de 2010

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Há tempos nós educadores brasileiros temos ao nosso dispor meios e tecnologias importantes no auxílio de nossas atividades. Vários recursos tecnológicos podem ser usados por nós para enriquecer este trabalho tão árduo, porém necessário e gratificante. Porém, modo que grande parte dos educadores aprendeu a trabalhar (tradicional), e alguns ainda continuam usando essa didática não favorece o uso da Integração de mídias no processo educacional, pois trata-se de apenas em mera transmissão de conteúdos, de modo repetitivo sem levar em conta a conhecimento prévio do aluno.

Nesse sentido o educador precisa conhecer e aprender a utilizar os novos saberes e competências necessários à utilização de integração de mídias com a prática pedagógica.

Segundo a professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado “Novas propostas pedagógicas vêm sendo disseminadas, enfatizando novas formas de ensinar, por meio do trabalho por projeto e da interdisciplinaridade, favorecendo o aprendizado contextualizado do aluno e a construção do conhecimento”.

Conforme ainda a professora acima citada, “a pedagogia de projeto, tendo como enfoque a integração entre diferentes mídias e áreas de conhecimento, envolve a inter‐relação de conceitos e de princípios, os quais, se não tiverem a devida compreensão, podem fragilizar qualquer iniciativa de melhoria de qualidade na aprendizagem dos alunos e de mudança da prática do professor”.

Desse modo vemos que o educador tem papel fundamental nesta integração e é o ator principal para que ela ocorra, devendo ter a iniciativa de busca de novos conhecimentos, inclusive estando aberto a mudanças pois as vezes o novo, é diferente, parece difícil, porem com um pouco de esforço, o educador consegue seu objetivo final, que a qualidade de ensino dos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário